Como saber se a minha empresa pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

Com o aumento da necessidade de adoção de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos naturais para o presente e para o futuro, novas alternativas de geração e aquisição de energia já se tornaram realidade.

Novos modelos de aquisição de energia elétrica surgiram no mercado, além do mercado cativo das distribuidoras de energia elétrica – e um deles é o Mercado Livre de Energia Elétrica, que pode proporcionar uma redução significativa de custos desse insumo indispensável.

Alguns estudos mostram que é possível economizar até 35% com os gastos de energia elétrica através do Mercado Livre de Energia.

Mas você sabe o que ele é e como fazer parte? Continue acompanhando!

O que é o Mercado Livre de Energia?

Trata-se de um ambiente competitivo de negociação livre de energia elétrica, em que os consumidores podem negociar diretamente com os geradores ou comercializadores.

Dessa forma, todas as condições comerciais podem ser negociadas, incluindo fornecedor, preço, quantidade de energia, período de contratação, formas de pagamento, entre outros fatores.

No Mercado Livre de Energia, a compra é realizada mediante contrato bilateral, discriminando todas as condições acertadas entre as partes. O pagamento, por sua vez, dá-se através de fatura emitida pela concessionária referente ao serviço de distribuição, além de haver também o pagamento de uma ou mais faturas referentes à compra de energia, sendo que o preço será aquele estipulado em contrato após a negociação.

Com essa nova modalidade que tem se consolidado no mercado, os consumidores podem adquirir sua energia elétrica num valor significativamente menor, já que a negociação e compra são feitas diretamente com o fornecedor.

Simulações estimam que a economia com a compra feita por meio do Mercado Livre de Energia pode variar de 10% a 20% em cada fatura de energia elétrica.

Como saber se a minha empresa pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

Antes de fazer a escolha por entrar no Mercado Livre de Energia, é essencial que a sua empresa realize um estudo detalhado do seu histórico de consumo, analisando todas as variáveis envolvidas dos últimos 12 meses, no mínimo.

Fazer previsões de consumo futuro também é uma estratégia fundamental, como forma de validar a demanda provável, conforme o consumo aumenta ou diminui.

No Mercado Livre de Energia, a empresa deve optar por um dos dois tipos de consumidores:

> Consumidor Especial: pertencente ao Grupo A, esse tipo de consumidor só pode contratar um tipo de energia especial. Trata-se de uma unidade ou conjunto de unidades consumidoras que possuam o mesmo CNPJ ou estejam localizadas em áreas contíguas e que a soma da demanda de carga contratada seja igual ou maior do que 500 kW.

> Consumidor Livre: nesse caso, a demanda contratada da unidade consumidora deve ser de, no mínimo, 500 kW (a partir de 01/01/2023), segundo uma nova portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia, podendo contratar tanto a energia convencional quanto a energia especial.

No entanto, as previsões das agências e entidades são de que, até 2026, o Mercado Livre de Energia esteja aberto a todos os consumidores que desejarem optar por essa estrutura, economizando cerca de 18% na conta de luz.

Performance, eficácia e gestão econômica

Nossos especialistas estão preparados para apresentar as soluções tecnológicas que irão transformar seu negócio!

Ao optar por fazer seu projeto com uma empresa especializada, é possível identificar a viabilidade e os benefícios em optar por entrar no Mercado Livre de Energia.

Além disso, durante esse processo, nós também analisamos a eficiência energética da sua empresa, de forma a reduzir custos, bem como avaliamos a possibilidade de utilização do sistema de energia fotovoltaica, que promove diversas vantagens para a gestão a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais entrando em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *